Pular para o conteúdo principal

Política | Não Choquei

Política | Governo Lula aponta o dedo para as plataformas de rede social em caso de suicido, e esquece de olhar para o espelho.
• 24 de dezembro de 2023 | Política
| Presidente Lula e o fundador do perfil Choquei - Foto: Reprodução X

Uma jovem de 22 anos tirou a própria vida por não conseguir lidar com mentiras disseminadas nas redes sociais. Jéssica Vitória Canedo foi alvo de uma enxurrada de mensagens falsas que a envolveram em um relacionamento inexistente com o humorista Whindersson Nunes. Os dois negaram em vão. A reação do governo Lula foi a mesma que tem sido em qualquer caso que envolva as redes sociais: “Temos de regular”. Quem se chocou?

“Volto ao ponto: a regulação das redes sociais torna-se um imperativo civilizatório, sem o qual não há falar-se em democracia ou mesmo em dignidade. O resto é aposta no caos, na morte e na monetização do sofrimento”, escreveu o ministro Silvio Almeida, dos Direitos Humanos, em seu perfil no X, ex-Twitter.

O líder do PT na Câmara, Zeca Dirceu (PR), disse que “precisamos avançar em 2024 na tramitação do PL 2630 – Fake News, isso deve ser prioridade já no início do ano para o parlamento”.

A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, divulgou nota para dizer que “a morte de Jéssica Vitória Canedo, uma jovem de 22 anos, nesta sexta-feira (22), é mais uma tragédia fruto da irresponsabilidade de perfis nas redes sociais que lucram com a misoginia e disseminação de mentiras e, igualmente, da falta de responsabilização das plataformas”.

Em sua nota, Gonçalves também mencionou, convenientemente, a recente invasão do perfil da primeira-dama Janja no X. A ministra se esqueceu de mencionar, contudo, a cumplicidade entre Janja e Raphael Sousa Oliveira (foto, à direita), que criou o perfil Choquei, um dos envolvidos no acosso virtual de Jéssica. Também não choquei por isso.

Foi ao perfil Choquei que a primeira-dama deu a famigerada (e enganosa) resposta sobre a taxação de compras do exterior até 50 dólares, em 12 de abril: “@choquei a taxação é para as empresas e não para o consumidor”.

Chocando o noticiário desde fevereiro de 2022

“A Choquei”, como o perfil é conhecido, foi incorporada desde a última eleição à milícia digital petista. “O dono do perfil disse que nunca se interessou por política, mas, com o governo Bolsonaro, assumiu um posicionamento contra o presidente – o que o levou a adotar uma linha pró-Lula”, registra reportagem da revista piauí publicada em 1º de novembro de 2022.

A reportagem menciona uma série de dados para destacar a relevância do perfil na eleição do ano passado. A importância foi tanta que Raphael acabou convidado para participar da posse de Lula, em 1º de janeiro.

O perfil, criado em 2014, tratava apenas de fofocas até fevereiro de 2022, quando seu criador percebeu que também era possível chamar atenção nas redes sociais com notícias, a partir da eclosão da guerra na Ucrânia, motivada pela invasão das tropas russas de Vladimir Putin.

O acompanhamento do noticiário passou a ser feito sem qualquer rigor ou responsabilidade jornalística, o que não é de se chocar também. Mas os apoiadores da candidatura de Lula não se incomodaram com isso. O canhão de likes da Choquei estava do lado deles.

O deputado federal André Janones (Avante-MG), coordenador da campanha digital de Lula, tenta se distanciar agora do perfil, diante das cobranças da oposição. “Estão me atacando com um print falso para fazer politicagem sobre a morte de uma jovem de 22 anos de idade. Vocês são nojentos, quem matou com fake news foram vocês falando contra vacinação e contra máscara”, defendeu-se o governista.
| Foto: Reprodução X

É o mesmo deputado que admitiu inventar notícias durante a eleição do ano passado. Janones disse, por exemplo, que, caso eleito, Jair Bolsonaro indicaria o ex-presidente Fernando Collor para o Ministério da Previdência.

Sempre provocando os adversários, Janones, que foi denunciado recentemente por suspeita de rachadinha, disse que tirou a informação “do cu”. O PP pediu a cassação de seu mandato pelo episódio.

Como resolver o problema?

No caso de Jéssica, bastaria que perfis como Garotx do Blog e Choquei fossem punidos nos termos da lei vigente pelo que fizeram para que novos casos de acosso público baseados em mentiras fossem desencorajados.

Talvez assim Raphael não se mostre tão insensível diante do sofrimento de pessoas como Jéssica, que chegou a publicar mensagens pedindo misericórdia. O criador do Choquei respondeu assim: “Avisa pra ela que a redação do ENEM já passou”.
| Foto: Reprodução X

Os políticos que afetam preocupação com o problema também ajudariam muito se não alimentassem a rede de mentiras armada nas redes sociais que eles tanto querem regular.

| Fonte: Rodolfo Borges / O Antagonista

| Open.blog.br © simplesmente tudo.
| OpenBrasil.org © conecte-se com o mundo.


OpenBrasil.org | Conecte-se, é fácil e muito útil.