Pular para o conteúdo principal

Flores da Caatinga | Tacinga inamoena

Flores da Caatinga | é uma espécie de planta da família Cactaceae endêmica do Brasil. Os seus habitats são florestas secas tropicais e subtropicais (como as caatingas) e área rochosas. Tacinga inamoena significa "início da caatinga".
| Flores da Caatinga
| Foto: A/D - Arquivo OpenBrasil.org

Nomes populares: quipá, cumbeba, gogóia, guibá, guipá, palma-de-ovelha, palmatória, palmatória-miúda, iviro.

Descrição: Tacinga inamoena cresce arbustiva, rastejante, muito ramificada e atinge um tamanho de até 50 centímetros de altura e 3,5 metros de diâmetro. As hastes são divididas em segmentos de verde claro a cinza-verde, circular a obovado ou alongado, que são principalmente achatados significativamente.

Os segmentos têm até 16 centímetros de comprimento, 9 cm de largura e até 3,5 centímetros de espessura. Sua superfície às vezes é um pouco inclinada. As aréolas, de cor cinza a amarelo são muito pequenas, afundadas e ocupadas por gloquidios. Os espinhos medem cerca de 2 milímetros. As flores são vermelhas ou laranja, muito abertas, com até 5,5 centímetros de comprimento e atingem um diâmetro de 4 centímetros. Sua floração se estende, o pericarpo esférico. Os frutos são esféricos, castanhos escuros, amarelos ou laranja e têm poucos guimbos. Eles medem 4 centímetros de comprimento e contêm muitas sementes.

| Foto: UNIVASF - Campus Ciências Agrárias Petrolina / PE
| Foto: UNIVASF - Campus Ciências Agrárias Petrolina / PE
| Foto: OpenBrasil.org

Bioma Caatinga

Em 28 de abril é comemorado o Dia da Caatinga. O Bioma Caatinga ocupa cerca de 11% do território brasileiro. É o único bioma genuinamente brasileiro.

A Caatinga está presente em dez estados brasileiros: (Nordeste) Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Sergipe e (Sudeste) norte do Estado de Minas Gerais. Além de toda a diversidade em termos de fauna, o bioma ainda abriga milhares de espécies de animais. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), são: 178 espécies de mamíferos, 591 de aves, 177 de répteis, 79 de anfíbios, 241 de peixes e 221 tipos de abelhas.

A vegetação da caatinga é adaptada às condições de aridez (xerófila). Foram registradas até o momento cerca de 1000 espécies, estimando-se que haja um total de 2000 a 3000 plantas.

A caatinga apresenta vegetação típica de regiões semiáridas com perda de folhagem pela vegetação durante a estação seca.

| Open.blog.br © simplesmente tudo.
| OpenBrasil.org © conecte-se com o mundo.


OpenBrasil.org | Conecte-se, é fácil e muito útil.