Pular para o conteúdo principal

Patriota | Curiosidades sobre a bandeira do Brasil

Patriota | A bandeira do Brasil constitui a bandeira nacional da República Federativa do Brasil. É composta por uma base verde em forma de retângulo, sobreposta por um losango amarelo e um círculo azul, no meio do qual está atravessada uma faixa branca com o lema "Ordem e Progresso", em letras maiúsculas verdes. O Brasil adotou oficialmente este projeto para sua bandeira nacional em 19 de novembro de 1889, substituindo a bandeira do Império do Brasil.
| Patriota
| Bandeira do Brasil - Foto: A/D
| Bandeira do Brasil - Foto: A/D

O conceito foi criado por Raimundo Teixeira Mendes, com a colaboração de Miguel Lemos, Manuel Pereira Reis e Décio Villares. É um dos símbolos nacionais brasileiros, ao lado do Laço Nacional, do Selo Nacional, do Brasão de Armas e do Hino Nacional. O lema "Ordem e Progresso" é inspirado pelo lema do positivismo de Auguste Comte: O Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim, versão traduzida do francês.

| Bandeira do Brasil: Ordem e Progresso

Cores da bandeira
Esqueça a história de que o verde representa as matas; o amarelo, as riquezas; o azul, o céu; e o branco, a paz que deve reinar no Brasil. Na verdade, as cores escolhidas para a bandeira remetem às cores das duas Casas que originaram o Brasil independente: o verde representava a Casa de Bragança, de dom Pedro I, de Portugal, e o amarelo representava a Casa de Habsburgo, de Maria Leopoldina, da Áustria.

As estrelas
Quando foi criada, a bandeira do Brasil possuía 21 estrelas representando os 20 Estados e a Capital, que na época era o Rio de Janeiro. Em 1960, com a mudança da capital para Brasília e com a criação do estado da Guanabara, foram acrescentadas duas novas estrelas.

Em 1962, com a criação do estado do Acre, foi acrescentada mais uma estrela e, em 1975, com a extinção do estado da Guanabara e a criação de Mato Grosso do Sul, a estrela Alphard passou a representar o novo estado. A última modificação ocorreu em 1992, com a criação dos estados do Amapá, Rondônia, Roraima e Tocantins, quando foram acrescentadas quatro novas estrelas à Bandeira Nacional.

Bandeira ‘importada’
A Bandeira Nacional como conhecemos hoje foi a 10ª a ser criada. Antes dela, foi usada uma Bandeira da República Provisória que era a cópia dos Estados Unidos. A única diferença estava nas cores, já que aqui o verde e amarelo foram escolhidos. Mais curioso ainda é o fato de ela ter sido utilizada somente quatro dias, de 15 a 19 de novembro.
| Primeira Bandeira Republicana, criada por Ruy Barbosa, usada entre 15 e 19 de novembro de 1889, chamada de "Estados Unidos do Brasil".

Lei rigorosa
De acordo com a Lei 5.700/1971, não é permitido modificar as cores ou o lema da bandeira ao representá-la; apresentá-la em mau estado de conservação; reproduzi-la em rótulos ou embalagens de produtos; usá-la como vestimenta. Inclusive, por lei, as bandeiras rasgadas devem ser entregues à Polícia Militar para serem incineradas durante as comemorações do Dia da Bandeira.

Estrela sozinha
A única estrela que aparece acima do lema “Ordem e Progresso” recebe o nome de Spica, a mais brilhante da constelação de Virgem. Ela representa o estado do Pará, que correspondia ao maior território acima da linha do Equador em 1889.

Tem também norma que regulamenta as estrelas de nossa bandeira: de acordo com a Lei nº 8.421, de 11 de maio de 1992, as estrelas da esfera azul celeste abaixo do lema devem ser atualizadas no caso de criação ou extinção de algum Estado.

🅘 Clique na imagem abaixo para ampliar
| Localização, correspondência e nome das estrelas (clique zoom)
| Pátria, de Pedro Bruno (1919) - Museu da República

Patriotismo é o sentimento de orgulho, amor, devolução e devoção à pátria, aos seus símbolos (bandeira, hino, brasão, riquezas naturais e patrimônios material e imaterial, dentre outros) e ao seu povo. É razão do amor dos que querem servir o seu país e ser solidários com os seus compatriotas.

| Open.blog.br © simplesmente tudo.
| OpenBrasil.org © conecte-se com o mundo.


OpenBrasil.org | Conecte-se, é fácil e muito útil.